Casa da Floresta

VIDA: APRENDIZADO NA PRÁTICA.

Sunday, August 29, 2004

Mundos Distintos

Esse foi um texto que eu escrevi enquanto estava no ônibus entre Aracaju e Maceió.

"Culturas tão diferentes. A senhora canta baladas típicas que contam os costumes do interior. Algumas crianças não se acostumam: eu, menina da cidade, da formalidade, do lugar onde vc entra no ônibus e não conhece nem faz questão de conhecer ninguém nele.

Quase duas horas até chegar a Maceió. Oq fazer? As diferenças são chocantes e visíveis. O perfume francês se mistura com os odores humanos toscos e frescos. Linhas de bordados finos e linhas que mal juntam tecidos. Contas se juntam em bijoux da moda ou em presilhas que prendem cabelos encardidos.

Mesmo assim, o simples parece bem mais feliz. Risos ecoam. Alguns por graça, outros pelo ridículo.

Em Arapiraca tudo morre. As pessoas se despedem. Algumas coisas se mantém no ar, como que mesmo quando voltarmos a fingir que ninguém se conhece, seus restos nos lembrarão que estiveram aqui.

E ainda assim eu me lembro do Rio quando os ambulantes invadem o ônibus, mas a diferença é notável. No lugar de balas, tapioca e milho cozido. Tão parecidos e tão diferentes.

Os sers humanos são iguais em raça. Homo sapiens sapiens. Ainda assim é preciso testemunhar os lugares, as situações, os estados para acreditar em como se tornam tão diferentes.

Daqui, educação, cultura, fé, expressão corporal, linguajar e até o fato de filosofar. Alguns se sentam em bancos forrados de carros importados que rodam a cidade até o próximo ponto da moda onde dançarão a esmo, tão blazé quanto suas vidas deprimidas e fúteis. Outros não sabem o que é um carro importado, asfalto só existe na estrada e os bancos são duros, sujos, empoeirados e de tinta descascada. Mas cantam sua alegria de viver.

O da cidade não entende como vivem bem e felizes essas pessoas sem carros, sem fumaça, internet, salas de cinema com 300 pessoas e telas de 20 metros de altura, sem baladas, bebidas caras, pratos internacionais...

Talvez essa seja a verdadeira lição de vida a se aprender. Viver simples e viver feliz."

Caraca, meio confuso... Muitas horas de ônibus me deixam meio chapada. =P

0 Comments:

Post a Comment

<< Home