Casa da Floresta

VIDA: APRENDIZADO NA PRÁTICA.

Monday, December 29, 2003

Halloween é o Cacete, Viva a Cultura Nacional!

Sempre me considerei partiota ao meu jeito, mas universalista considerando que sempre há o que se aprender com as outras pessoas / coisas..
Sei que halloween já passou tem um tempinho, mas com o advento recente do Natal eu estive pensando: Praticamente nenhuma dessas celebradas festas são realmente nacionais.
Claro que alguém vai me interromper e dizer que natal, páscoa e etc são eventos religiosos do calendário cristão, blá blá blá. Mas pense comigo.

Entendo que somos o dito maior país católico do mundo, apesar de serem encontradas aqui em bom número de representantes todas as religiões que se possa existir nesse nosso planeta. Ainda assim, quantas pessoas católicas (ou que se dizem católicas) festejam o Natal como o grande dia do nascimento de Jesus e vão à missa e assitem à missa do galo e realizam os costumes católicos de celebração da data?

E daonde vem o costume de comer comidas pesadas como presunto, porco, etc? Com certeza não é de ninguém sensato que vive num lugar que faz um calor das desgraças nessa época do ano!

Como eu disse em outro lugar, pra mim Natal é dia 24 de dezembro à noite: dia de comer o melhor jantar que a minha mãe tem paciência de preparar e de ganhar presentes! Vai dizer que na prática, eu estou sozinha nessa? Eu duvido!

Então por que ninguém reclama do natal e sua "brasileirização"?

Apesar de receber certas vaias acho meio ridículo a essa altura alguém dizer que os donos da terra brasilis são os índios. Eu os respeito e acho que eles deviam ser respeitados com seus habitats e tal. Mas eu sou orgulhosa de dizer que sou brasileira porque o Brasil é de todos e não de alguns! De poder dizer que aqui se falam todas as línguas, que aqui se encontram todas as religiões, que há todas raças e ainda mais outras criadas por aqui mesmo. Isso sim é a "CULTURA NACIONAL"!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home